Voluntariado

Os Voluntários na CERCIOEIRAS podem desempenhar diferentes atividades de acordo com a sua disponibilidade e interesse. Atividades ligadas diretamente aos nossos clientes (pessoas com deficiência e idosos), acompanhamento, saídas, apoio na alimentação ou outras de retaguarda como, atividades na lavandaria/costura, decoração, manutenção das infraestruturas, informática, veterinária (temos 4 cães e 1 ovelha). Estamos disponíveis para outras atividades que sejam uma mais-valia para a concretização da missão da CERCIOEIRAS e que estejam de acordo com as competências e desejo do voluntário.

A CERCIOEIRAS está, igualmente disponível para abraçar projetos de voluntariado empresarial.

O que é voluntariado?

(art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)
É o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Não são abrangidas pela presente Lei as atuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

ESTÁ ao serviço das pessoas, das famílias e das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações.

TRADUZ-SE num conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, expressando o trabalho voluntário.

DESENVOLVE-SE através de projetos e programas de entidades públicas e privadas com condições para integrar voluntários, envolvendo as entidades promotoras.

CORRESPONDE a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.

Junte-se a nós!

agenda

acordos de cooperação