Projeto BPI Capacitar – Estímulo

No âmbito de candidaturas a projetos, a CERCIOEIRAS teve um dos seus projetos – Estimulo +, a ser premiado pelo BPICapacitar e a sua implementação ocorreu durante o ano de 2016, sendo objetivo dar continuidade ao projeto.

O projeto Estimulo + incide na melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, pretendendo-se a promoção da estimulação sensoriomotora, bem-estar físico e emocional, melhoria das relações interpessoais, salvaguardando sempre os direitos da pessoa com deficiência, a sua auto-determinação e inclusão social.

Foi implementada uma qualificação dos contextos estruturais das 5 salas do Núcleo Terapêutico e de Bem-Estar, do Centro de Atividades Ocupacionais, com vista a oferecer diversidade de técnicas e abordagens inovadoras com recursos a equipamentos diferenciados de intervenção terapêutica. As Salas passaram a ter um âmbito de intervenção mais especializada, como a sala propriocetiva, da expressão plástica, de relaxamento, de movimento e vestibular e a da musicoterapia.

A dinâmica de funcionamento também foi reestruturada, na medida em que foi implementado um sistema de rotatividade semanal dos grupos, para que todos os clientes possam usufruir das várias abordagens.

A equipa de intervenção também recebeu formação na utilização dos vários equipamentos e abordagens terapêuticas, foram realizadas ações de benchmarking e visitas para promoção de partilha de boas práticas.

Tem sido visível o impacto na qualidade de vida dos nossos clientes, na medida em que se aumentou o leque de experiências e vivências diferenciadas nas suas rotinas diárias.

Têm a oportunidade de beneficiar de intervenções inovadoras e que vão de encontro às suas necessidades terapêuticas. Começam a ser visíveis os resultados ao nível das suas competências de intenção comunicativa, socialização, motoras e sensoriais.




agenda

acordos de cooperação