Projeto: "Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS"

O "Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS" é um projeto pioneiro em Portugal que tem por objetivo realizar um conjunto de ações em que a utilização da música e dos seus elementos integrantes (ritmo, melodia e harmonia) promova a comunicação e a aprendizagem junto de pessoas com deficiência.

Em 2009, a OCP – Orquestra de Câmara Portuguesa, contactou a CERCIOEIRAS, iniciando, assim, uma parceria de apoio a esta instituição através da realização de sessões conduzidas pelos músicos da OCP, contribuindo para a inclusão de pessoas com deficiência através da música. Mais tarde, sob proposta da OCP, em 2013, a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do seu Programa para o Desenvolvimento, associou-se à OCP ao patrocinar este projeto durante o triénio seguinte, batizado entretanto, de “Notas de Contacto – a OCPsolidária na CERCIOEIRAS”.

A própria Fundação encarou esta iniciativa como um projeto piloto para aquilo que viria a ser o seu programa “PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social”, do qual faz parte este projeto da OCPsolidária, durante o triénio 2016 - 2018.

Semanalmente, músicos profissionais da OCP visitam a CERCIOEIRAS para ensinar música a um grupo de clientes, uns mais autónomos e outros com deficiência mais profunda, ao mesmo tempo que promovem o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais.

Este projeto pretende, ainda, dar visibilidade e dignificar o trabalho desenvolvido pelas pessoas com deficiência, envolvendo as famílias, parceiros e comunidade em geral, nas suas atividades.

Entidade Promotora:


Projeto:


Entidade Financiadora:
Logótipo FCG e Partis


Fotografias:


agenda

acordos de cooperação