Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
Entre malas feitas e desfeitas, muitos mergulhos, caminhadas, gargalhadas e algumas saudades antecipadas, a Colónia Viver +Férias realizada de 29 de junho a 3 de julho, na Quinta do Crestelo, em Seia.

Viver +Férias: Inclusão, Bem-Estar e Qualidade de Vida

Entre maio e julho de 2026, a CERCIOEIRAS promoveu o projeto Viver +Férias, uma iniciativa cofinanciada pelo Instituto para os Direitos das Pessoas com Deficiência (IDiPD), que proporcionou a 27 adultos com Deficiência Intelectual a participação numa semana de colónia de férias inclusiva. No total foram realizadas 3 colónias de férias, realizadas na Quinta do Crestelo, em Seia.

Mais do que momentos de lazer, estas experiências constituem oportunidades únicas de desenvolvimento pessoal, social e emocional. Através de atividades desportivas, recreativas, culturais e lúdicas adaptadas, os participantes reforçam a sua autonomia, autoestima, competências sociais e capacidade de participação ativa na comunidade.

A continuidade deste projeto tem demonstrado um impacto muito significativo na qualidade de vida das pessoas apoiadas, permitindo-lhes viver experiências enriquecedoras fora do contexto habitual, criar memórias positivas e fortalecer relações interpessoais. Simultaneamente, proporciona às famílias e cuidadores momentos de descanso, assentes na confiança de que os seus familiares estão acompanhados por profissionais qualificados e em ambientes seguros e inclusivos.

O Viver +Férias afirma-se, assim, como uma resposta fundamental para a promoção dos direitos, da inclusão social e do bem-estar das Pessoas com Deficiência e das suas famílias.

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo IDiPD - Instituto para os Direitos das Pessoas com Deficiência