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CRI realiza atividade com o tema Consciência Fonológica

O Centro de Recursos para a Inclusão da CERCIOEIRAS realizou mais uma atividade integrada no Jardim de Infância da Escola Básica São Bento, do Agrupamento de Escolas de Carnaxide. Consciência Fonológica foi o tema da atividade que contou com a cooperação da equipa que diariamente trabalha com as crianças, a Educadora e a docente de Educação Especial.

Mas afinal o que é a Consciência Fonológica? Já ouviu falar?

Consciência Fonológica é a capacidade que temos de compreender os sons da fala, permitindo-nos perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas (sons).

Os três anos de idade são uma fase muito importante para o desenvolvimento da linguagem. Nesta idade as crianças já são capazes de desenvolver a capacidade de discriminação auditiva, ou seja, de distinguir os diferentes sons do ambiente e da fala. É nesta fase que as crianças começam a ser capazes de fazer jogos de rimas, de produzir palavras novas ou inventadas, de dividir e de juntar sílabas, começando então a aceder à capacidade de consciência fonológica ou consciência dos sons da fala.

A pensar nesta fase tão importante na vida dos mais pequenos, decidimos brincar com os sons! Dividimos a sala em grupos, passando todos por quatro estações
- Motricidade orofacial, com jogos de movimentos de língua e atividades sopro;
- Identificação de rimas através do jogo da macaca;
- Segmentação silábica, com a caça submarina com objetos em gelatina (atividade sensorial) e a divisão silábica com atividade motora (saltos dos objetos pescados);
- Destrava-línguas (lenga-lenga).

Foi sem dúvida um momento de aprendizagem aliado à diversão. Que bom que é aprender assim...

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