Projeto ALL SUSTAINABLE Conclui Fase Final com Resultados Promissores
Durante a última semana de setembro, os parceiros do projeto ALL SUSTAINABLE reuniram-se em Craiova, Romênia, para a avaliação e revisão final dos materiais desenvolvidos. Este projeto, cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, teve como foco a criação de materiais de formação acessíveis para pessoas com deficiência intelectual, recursos para formadores e um inovador jogo sério digital.
As Sessões de Validação, realizadas nos meses de junho e julho pela CERCIOEIRAS, INESCID (Portugal), AIAS BOLOGNA (Itália), AMICA e COPAVA (Espanha) e ALDO-CET (Romênia), contaram com a participação de 132 pessoas, incluindo 87 utilizadores, 32 profissionais e 13 familiares. Os materiais desenvolvidos receberam elogios pela sua acessibilidade, design atrativo e a variedade de atividades interativas, jogos e desafios criativos.
O tema central, Sustentabilidade, despertou grande interesse entre os participantes, sendo apresentado de forma envolvente e com exemplos práticos do cotidiano.
Os materiais incentivam a adoção de ações sustentáveis tanto no ambiente individual quanto comunitário, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Os vídeos, muitos dos quais produzidos com a participação de Pessoas com Deficiência Intelectual, e as atividades em formato analógico e digital promovem debates e reflexões sobre sustentabilidade. Além disso, os jogos de tabuleiro imprimíveis foram altamente valorizados, assim como os desafios criativos que podem ser realizados em qualquer contexto, facilitando a aplicação do conhecimento adquirido em outras comunidades.
Um dos destaques do projeto é o jogo sério digital, que combina gráficos inovadores e desafios interativos sobre sustentabilidade. De acordo com um estudo conduzido pelo INESC-ID, Instituto da Universidade de Lisboa e parceiro tecnológico do projeto, o jogo reforça significativamente a aquisição de conhecimentos, ao mesmo tempo que melhora as competências digitais dos utilizadores em diferentes dispositivos, como computadores, tablets e telemóveis.
Com os materiais prontos, a próxima etapa será disponibilizá-los gratuitamente na plataforma digital.
Estão a ser realizados eventos multiplicadores em Portugal, Espanha, Itália e Romênia para divulgar o projeto junto a centros de atendimento para Pessoas com Deficiência Intelectual, entidades educativas e outras instituições interessadas, destacando a abordagem inclusiva e educativa deste programa europeu focado na promoção da cidadania sustentável.