Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
Campo de Férias 2022 - Diversão 100COVID-CERCIOEIRAS

Campo de Férias 2022 - Diversão 100COVID

Objetivos do Projeto

Oferecer às pessoas com deficiência a oportunidade de participarem em atividades desportivas e recreativas adaptadas ao seu perfil e em inclusão na comunidade.
Promover a autonomia pessoal e social, através do treino de competências pessoais, sociais, cognitivas e motoras, com as dinâmicas de atividades realizadas.
Oferecer uma oportunidade de descanso às famílias/cuidadores.
Promover a qualidade de vida dos beneficiários diretos (pessoas com deficiência) e indiretos (famílias).

  • Data de Início: 18-04-2022

    Data de Fim: 15-07-2022

  • Público-Alvo

    Clientes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

  • Local

    Quinta do Crestelo (Seia) e Quinta da Fonte Quente (Tocha)

  • Montante CO-Financiado

    2.503,16€

  • Responsável

    Diretora Técnica do CACI Sofia Catalão

Resultados

Concretização de 3 campos de férias, com a duração de 5 dias cada, com o acompanhamento de uma equipa de intervenção especializada, 24h/dia, que integraram no total 29 clientes. O primeiro foi realizado na Quinta do Crestelo (Seia) com um grupo de 7 clientes, acompanhados por 2 colaboradores; o segundo e terceiro foram realizados na Quinta da Fonte Quente (Tocha), tendo beneficiado 11 clientes acompanhados por 4 colaboradores em cada semana. Estes 3 campos de férias proporcionaram aos clientes a estimulação de competências motoras, sociais, pessoais e de autonomia através de um programa de atividades diversificado e adaptados às diferentes características dos grupos.

Os campos de férias ofereceram a oportunidade de vivências diversificadas às pessoas com deficiência assim como uma possibilidade de descanso às famílias envolvidas, que muitas delas nem sempre conseguem proporcionar esta alteração á sua rotina.

O Projeto permite às pessoas com deficiência usufruírem de tempo de lazer e interação social, em contextos diversificados da comunidade, reforçando o seu direito e igualdade no acesso vários locais, desde unidades hoteleiras, a restauração, museus, praias e locais de interesse cultural.

A dinamização das atividades desenvolvidas permitiu o reforço, treino e desenvolvimento de competências de autonomia, cognitivas, sensoriais, sociais e de comunicação, possibilitando o descanso das famílias dos 29 participantes e a rentabilização e conciliação para outras dimensões da sua vida a que têm que dar resposta.

Promoveu uma maior sensibilização da comunidade para a integração das pessoas com deficiência e as necessidades de adaptação dos equipamentos comunitários, que podem ser facilitadores da inclusão.

Deu-se visibilidade a boas práticas no exercício de aplicação dos direitos das pessoas com deficiência à participação em contexto de inclusão na comunidade, reforçando os direitos e a promoção de igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência, o que contribuiu para desmistificar alguns preconceitos e atitudes. A sociedade ao estar envolvida na integração e acolhimento destes projetos, contribui no âmbito da responsabilidade social, ficando mais visível as necessidades e potencialidade das pessoas com deficiência, de modo a vivenciarem em pleno a inclusão.

Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P.
Apoio:
  • INR, I. P - CERCIOEIRAS
Projeto Co-Financiado Por:
  • INR, I. P - CERCIOEIRAS