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Crescer na Diferença – Tornar Visível o Invisível-CERCIOEIRAS

Crescer na Diferença – Tornar Visível o Invisível

Objetivos do Projeto

  • Contribuir para os ODM 1, 3 e 4, através do rastreamento de todos os casos de crianças e jovens com deficiência no município de Lichinga, província do Niassa, em Moçambique (baseado no relatório da UNICEF, sobre a “Situação Mundial da Infância 2013: Crianças com Deficiência”)
  • Contribuir para a diminuição do nº de gravidezes de risco e acompanhamento a crianças prematuras; diminuir a mortalidade infantil (através do acompanhamento das mães durante a gravidez e do parto; acompanhamento da criança até aos 6 anos)
  • Promover a saúde de crianças e jovens com deficiência, através da rastreabilidade de casos de deficiência e da preparação de profissionais para sinalizar e lidar com as diferentes situações
  • Aliviar a pobreza das famílias mais carenciadas que integrem crianças e jovens com deficiência, através da sua integração e aceitação na sociedade
  • Promover a capacitação das mães nos cuidados aos seus filhos com deficiência e a diminuição dos riscos de partos prematuros
  • Data de Início: 01-01-2013

    Data de Fim: 31-12-2023

  • Público-Alvo

    Pessoas com Deficiência Intelectual, Famílias e Profissionais de Moçambique (Lichinga)

  • Local

    Moçambique (Lichinga)

  • Responsável

    Ivone Félix - Diretora Executiva

Resultados

  • Com maior enfoque nas crianças dos 0 aos 6 anos, promovemos a saúde de crianças e jovens com deficiência, através da rastreabilidade de casos de deficiência e da preparação de profissionais para sinalizar e lidar com as diferentes situações; aliviar a pobreza das famílias mais carenciadas que integrem crianças e jovens com deficiência, através da sua integração e aceitação na sociedade; promover a capacitação das mães nos cuidados aos seus filhos com deficiência e a diminuição dos riscos de partos prematuros
  • Identificámos como principais resultados esperados conhecer o número de crianças e de jovens com deficiência no Município de Lichinga
  • Rastreámos e avaliámos todas as crianças e jovens com deficiência no município de Lichinga
  • Garantimos o registo no Registo Nacional de Nascimentos
  • Formámos profissionais de saúde e de educação para a sinalização e identificação de crianças com deficiência e o seu acompanhamento
  • Capacitámos as famílias para o apoio aos seus filhos com deficiência
  • Integrámos mulheres no projeto e garantimos a inscrição de todas as crianças, em idade escolar, na escola e implementar, no Município de Lichinga, uma estrutura de sinalização e apoio a todas as crianças que nasçam com deficiência (Rede de Apoio)
  • Estruturámos o projeto, com duração de 3 anos, em 6 principais atividades:
  1. Criação de instrumentos para deteção e avaliação de crianças e jovens com deficiência
  2. Criação de uma base de dados informativa e estatística com identificação de todos os casos de crianças e jovens com deficiência, bem como de crianças com nascimentos previstos, no município de Lichinga, com categorização por tipo de deficiência
  3. Orientação dos familiares das crianças e jovens sinalizados para inscrição dos mesmos no Sistema Nacional de Registos de Nascimento bem como na escola, quando aplicável
  4. Formação de profissionais de saúde e educação para a identificação e avaliação de situações de deficiência e respetivo acompanhamento
  5. Capacitação de famílias (especialmente mulheres dadas as especificidades locais de cultura familiar e social) para o apoio aos filhos(as) com deficiência e à sua organização coletiva para resposta aos problemas comuns
  6. Criação de uma Rede de Apoio para acompanhamento e avaliação futuros das crianças e jovens com deficiência

Apadrinhamento das crianças
Para que serve o apoio?

  • Comprar ajudas técnicas (cadeiras de rodas, andarilhos, standing frame, talas, entre outros)
  • Reforçar e melhorar a alimentação das crianças
  • Registá-las no Registo Nacional de Nascimentos
  • Pagar a escolinha (pré- escola)
  • Pagar as propinas no ensino superior a um jovem com deficiência física
  • Pagar os materiais escolares

Os apadrinhamentos mantêm-se até à conclusão dos estudos de cada jovem, mantendo assim o compromisso a que nos propusemos no início do projeto.

Parcerias:
  • TAP Portugal - CERCIOEIRAS
  • Universidade Católica de Moçambique - CERCIOEIRAS
  • Pestana Hotel Maputo - CERCIOEIRAS
  • voluntarios com asas - CERCIOEIRAS