Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras (EMAE-MO)-CERCIOEIRAS

Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras (EMAE-MO)

Objetivos do Projeto

  • Construção de uma escola inclusiva, com uma cultura de escola mais aberta e flexível, que vê o aluno em todas as suas dimensões humanas e que o coloca no centro da organização do processo ensino-aprendizagem
  • Combater o abandono e o insucesso escolar
  • Cariz Social – promover o sucesso educativo e a inclusão plena de todos os alunos, independentemente da sua situação pessoal ou social; promover maior envolvimento da família no processo educativo das crianças e dos jovens
  • Pedagógico – promover a qualidade da prática docente, através de uma ação reflexiva e alicerçada no trabalho colaborativo
  • Capacitação dos professores – promover a formação docente para a atuação em contextos heterogéneos e na prossecução de uma escola inclusiva
  • Promoção do sucesso escolar – reduzir a taxa de insucesso no 1º CEB para valores residuais.

Contexto de sala de aula:
Prestar apoio técnico ao nível da escola inclusiva (Dec. Lei 54/2018) e nos encaminhamentos terapêuticos
Capacitar os docentes (Formação)
Planificar conjuntamente: EMAE-MO / Docentes
Incrementar metodologias de inovação e diferenciação pedagógica (metodologias de investigação-ação; metodologias de aprendizagem ativa)
Promover sessões de musicoterapia como uma intervenção individualizada/ pequeno grupo/ grande grupo e na promoção de aquisições no âmbito do Português Língua Não Materna
Dinamizar sessões de cariz artístico/lúdico (jogos teatrais; dinâmicas de gestão emocional)

Contexto de recreio:
Propor ações artísticas/culturais que mobilizem a comunidade escolar
Desenvolver ações no âmbito das Hortas Pedagógicas
Promover dinâmicas diferenciadas e enriquecedoras em contexto de recreio
Reforçar competências / capacitação de pessoal docente e não-docente para a dinamização dos recreios

Contexto familiar:
Organizar eventos específicos que aumentem a participação dos pais na escola
Participar nas reuniões com a família para suporte técnico
Intervir socialmente de acordo com as necessidades das famílias

Contexto comunitário:
Criar e atualizar um guia de recursos que possa facilitar encaminhamentos e intervenção em rede – https://guiaderecursos1.wixsite.com/aesc
Criar uma rede de parceiros locais: articulação com instituições da comunidade (ex: Junta de Freguesia, pedopsiquiatria, centro de saúde, associações desportivas e recreativas, CMO)

  • Data de Início: 01-09-2020

    Data de Fim: 31-07-2021

  • Público-Alvo

    Agrupamento de Escolas de Santa Catarina

  • Local

    Agrupamento de Escolas de Santa Catarina

Galeria
Parcerias:
  • CERCIOEIRAS - CERCIOEIRAS
  • Associação Sócio-Cultural e Artística Sem Tábuas - CERCIOEIRAS
  • Escola de Musica Nossa Senhora do Cabo  - EMNSC - CERCIOEIRAS
  • Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas - CERCIOEIRAS
  • Universidade Católica Portuguesa - CERCIOEIRAS
  • Clube Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção - CERCIOEIRAS
Projeto Co-Financiado Por:
  • Câmara Municipal de Oeiras - CERCIOEIRAS